Projeto Agrofotovoltaico

Duplo uso do solo

No Projeto Agrofotovoltaico combinamos a agricultura com a geração de energia através da instalação de painéis solares em áreas agrícolas ou áreas de pastagens (promovendo o duplo uso do solo). Essa técnica consiste em utilizar a mesma área para cultivar plantas e gerar energia solar, maximizando o uso do espaço e aproveitando os benefícios sinérgicos entre agricultura e energia renovável.

Essa integração possibilita uma diversificação de renda para os agricultores, sendo possível obter renda com a locação do imóvel para instalação da planta de geração solar, além de continuarem cultivando suas plantações. 

Além disso, a sombra proporcionada pelos painéis solares reduz a evaporação da água, melhora a qualidade do solo, reduz em até 20% a água utilizada na irrigação e protege as culturas dos efeitos climáticos adversos.

Os painéis solares podem ser instalados em estruturas elevadas para permitir a passagem de máquinas agrícolas, ou mesmo serem instalados no solo, aproveitando a radiação solar entre as linhas de plantio. 

Já há mais de 14GW de potência instalada em projetos agrofotovoltaicos ao redor do mundo em países como China, Japão, Coreia do Sul, França, Alemanha, Itália e EUA.

Acreditamos no imenso potencial do Brasil para se destacar na geração de energia solar em Projetos Agrofotovoltaicos.

Benefícios Gerados

Alta adaptabilidade do sistema solar ao cultivo realizado

Duplo uso do solo: melhor aproveitamento da terra

Aumento da eficiência dos módulos: maior produção de energia

Economia de água de até 20% na irrigação

Aumento da remoção de gases de efeito estufa (GEE)

Incremento da renda do agricultor

Proteção contra fenômenos sazonais e condições meteorológicas extremas.

Vamos juntos?